O amor de Deus é colorido - frase que achei muito bonitinha :)

sábado, 28 de maio de 2011

M. C. Escher

 

Maurits Cornelis Escher (1898-1972) é um dos mais famosos artistas gráficos (around the world) e sem sair da sua casa, certeza que você ja viu algumas de suas obras na Internet. Isso mesmo, o "cara" é mais popular do que você imagina.

Criador das famosas estruturas impossíveis, como Ascendente e Descendente, Relatividade, impressões de sua transformação, como Metamorfose I, II e Metamorfose Metamorfose III, Céu e Água I e Répteis.
Durante sua vida, fez 448 litografias, xilogravuras e gravuras em madeira e mais de 2000 desenhos e esboços.
Haja criatividade, viu! Também pudera, o moço era filho de Engenheiro Civil.

A partir de uma malha de polígonos, regulares ou não, Escher fazia mudanças, mas sem alterar a áreas do polígono original. Assim surgiam figuras de homens, peixes, aves, lagartos, todos envolvidos de tal forma que nenhum poderia mais se mexer.  Tudo representado num plano bidimensional.

Em seu trabalho, nós reconhecemos uma minuciosa observação do mundo que nos rodeia e as expressões de suas próprias fantasias.  Escher mostra-nos que a realidade é maravilhosa, compreensível e fascinante.




Ascendente e Descendente, 1960


Relatividade, 1953




Metamorfose II






Céu e Água



Répteis, 1943












Waterfall, 1961




A exposição com as obras do artista, entitulada como o Mundo Mágico de Escher, está aqui no Brasil desde o dia 19 de abril e permanecerá até 17 de julho com entrada franca, no CCBB em São Paulo.
Reúne 94 obras, entre gravuras originais de desenhos. Além disso, a mostra evidencia os efeitos de alguns fenômenos de espelhamento, perspectiva e matemática em diversas instalações interativas e lúdicas, além de um filme em 3D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário